Se você é desenvolvedor e já tentou se aventurar pelo universo Android, você sabe que as configurações iniciais não são lá muito amigáveis.

Os passos mais simples incluem a instalação do Eclipse, os pacotes da API do Android e a configuração de um aparelho virtual. Não é o fim do mundo, mas está longe de ser userfriendly.

Para tentar solucionar este impacto negativo, a empresa apresentou na Google I/O uma IDE chamada Android Studio, que é gratuita e está disponível para testes.

Essa IDE foi feita em conjunto com a JetBrains, equipe responsável pelas melhores IDEs Java que existem hoje no mercado. Trata-se de uma edição mais parruda e melhorada de um IntelliJ IDEA, com novas features desenvolvidas especialmente para o Android, buscando simplificar e otimizar o dia a dia do programador.

Para isso, o Android Studio conta com suporte ao Gradle, metodologias para correções rápidas, métodos baseados em Lint para melhorar a performance, usabilidade e compatibilidade de versões entre os aplicativos criados pelo profissional, dentre as várias distribuições do Android. Foram adicionados vários wizards para a configuração de templates, wire-frames e componentes que já fazem uso das melhores práticas de desenvolvimento da plataforma, com editor de layout no qual você pode simplesmente arrastar e soltar os componentes gráficos no lugar que eles têm que ficar, permitindo a pré-visualização destas alterações sem custo de processamento.

Uma das coisas que achei mais legais nesta nova ferramenta (e pode ser que o parágrafo fique técnico demais), é que ela permite que você crie seus projetos já pensando em seus servidores de integração contínua, com uma combinação de funções que facilitam o gerenciamento de builds mais complexos, mas agora de forma nativa, sem precisar apelar para vários aplicativos diferentes.

O Android Studio parece ter um editor de código bem poderoso, com suporte a Smart Editing (melhora a leitura e distinção do código, além de referência rápida aos blocos que você estava trabalhando há alguns segundos), Refactoring avançado e análise a fundo de código estático. Além disso, a IDE já vem preparada para a criação de aplicativos integrados ao Google Cloud Messaging (GCM). Tudo indica que teremos cada vez mais aplicativos de qualidade no mercado.

Se quiser testar também, você pode baixar a versão beta da IDE aqui. Vale lembrar que o Android Studio funciona no Windows, Mac OS e, claro, no Linux.

Fonte: Meio Bit

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top