A Intel revelou mais detalhes sobre as GPUs integradas que acompanharão os processadores Core de quarta geração, de codinome Haswell. Os novos chips gráficos se chamam Iris e o pessoal de Santa Clara promete um grande avanço: eles devem fornecer até o triplo de desempenho gráfico em relação ao Intel HD 4000, usado nos Ivy Bridge.


Dois modelos do Iris estarão disponíveis: o Intel Iris Graphics 5100 será encontrado nos Core i7 de quarta geração para ultrabooks, com o dobro de desempenho em relação à geração atual; o Intel Iris Pro Graphics 5200, por sua vez, oferecerá até o triplo de desempenho e acompanhará os processadores de desktops e notebooks mais poderosos.

Os Haswell poderão vir acompanhados de outras GPUs, mas sem a marca Iris: os mais simples terão Intel HD Graphics 5000, 4600, 4400 e 4200. Eles receberão melhorias de desempenho, mas nada perto do Iris – aparentemente, como lembra o AnandTech, a Intel quer associar “Iris” à performance e aproveitar para criar uma marca de GPUs, assim como o Radeon da AMD e a GeForce da Nvidia.

Para demonstrar o desempenho dos novos chips gráficos, a Intel usou o 3DMark06, 3DMarkVantage e 3DMark11, comparando os Core i7 de quarta geração com os da geração passada, em modelos para ultrabooks (série U), notebooks parrudos (final Q, de quad-core) e desktops (séries K e R, este último voltado para all-in-ones).


Nós sabemos que as GPUs integradas da Intel não chegam perto das mais sofisticadas da AMD ou Nvidia, mas ultimamente elas têm sido mais que suficientes para satisfazer os usuários menos exigentes, que não rodam jogos na qualidade máxima. Com o Iris, a Intel parece estar acompanhando a evolução. Para todo o resto, as placas de vídeo Radeon HD 8000 e GeForce série 700 devem aparecer muito em breve.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top