O NIC.br fez uma coletiva de imprensa ontem para divulgar os resultados da terceira edição do TIC Educação, uma pesquisa feita anualmente com o objetivo de identificar os usos das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. O estudo mostra que a diferença de disponibilidade de acesso à internet entre os estudantes de escola particular e pública ainda é grande: no primeiro grupo, apenas 9% não têm conexão no domicílio; no segundo, esse percentual sobe para assustadores 45%.
A baixa penetração de acesso à internet nas casas dos alunos de escolas públicas é compreensível devido ao alto custo, especialmente em áreas mais afastadas ou sem concorrência, onde apenas uma operadora oferece o serviço, muitas vezes com qualidade sofrível. Felizmente, 90% dos estudantes de escolas públicas declaram ter utilizado a internet nos últimos três meses, o que indica que eles pelo menos estão acessado a web em lan houses ou na própria escola.
Os alunos estão dominando a tecnologia com mais facilidade: 48% dizem ter aprendido a usar o computador sozinhos. Segundo o NIC.br, esta é a primeira vez que a forma de aprendizagem “aprendeu sozinho” foi a mais citada. Apenas 19% afirmam ter feito um curso específico e só 4% ainda não aprenderam a usar computador e/ou internet.
Entre os professores, a presença de computador ou conexão no domicílio é quase universal: 97% possuem computadores e 93% têm acesso à internet. 86% acessam a internet todos ou quase todos os dias. Entretanto, os docentes não usam tanto a internet pelo celular quanto os estudantes: 24% dos professores usaram conexões móveis; entre os alunos, o percentual é de 46%.
Diferentemente do que acontece nas casas, nas escolas o Linux está bem presente: 44% possuem computadores com o pinguim e 88% possuem máquinas com Windows. O sucesso do Linux é, em grande parte, puxado pelas escolas públicas, porque 57% delas possuem PCs com o sistema de código aberto, enquanto apenas 11% das escolas particulares têm Linux. Infelizmente, as escolas ainda sofrem com conexões lentas: a velocidade de acesso mais citada foi entre 1 e 2 Mb/s (25%).
Para chegar a esses resultados, o NIC.br coletou dados de 856 escolas públicas e privadas do Brasil, ouvindo professores de português e matemática, alunos dos ensinos fundamental e médio, além de coordenadores e diretores. A pesquisa é bem extensa e também inclui divisões por região do país e renda familiar.
Home
»
Curiosidades
» 45% dos estudantes de escolas públicas ainda não possuem acesso à internet em casa
Related Posts
Botnet envia spam na web com ajuda de Smart TVs e geladeira conectada
21 Jan 20140A empresa de segurança virtual Proofpoint identificou um grande ataque de botnets que vitimizou cerc...Read more »
NSID desenvolve Fone capaz de traduzir os pensamentos dos cães
01 Jan 20140Um grupo de pesquisadores da Sociedade Nórdica para Invenções e Descobertas (NSID) desenvolveu o No ...Read more »
Samsung lança TV Ultra HD de 110 polegadas
01 Jan 20140A Samsung anunciou nesta segunda o lançamento de uma TV Ultra HD de 110 polegadas, sendo 2,5 metros ...Read more »
Google investe pesado em tecnologias robóticas
22 Dec 20130Os carros robóticos do Google foram apenas o começo. A gigante das buscas está adquirindo novas tecn...Read more »
Softwares e serviços de Internet que deram adeus em 2013
14 Dec 20130No ano de 2013 serviços de Internet muito populares chegaram ao fim. Alguns tiveram sucessores, mas ...Read more »
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.