Como funciona o Estabilizador
A principal função de um Estabilizador é tomar a tensão da rede elétrica , que alimenta o computador, igual a rede que é suportada pelo equipamento em questão. Isso quer dizer que com o uso de um estabilizador é mais fácil assegurar que as oscilações na voltagem da corrente elétrica não sejam sentidas pelo computador e, desta forma, evitam maiores danos no equipamento.
O principal perigo dos quais o estabilizador protege o computador são as variações de tensão elétrica que se ocorrerem com frequência podem levar a um mau funcionamento da fonte e alimentação, desregulando assim as tensões dos fios de correntes contínua que alimentam os hardwares, ou até mesmo levar a uma sobrecarga a ponto de queimar algum setor, de forma a comprometer todo um sistema.
O estabilizador usa um sistema de capacitores que reconhecem quando há queda brusca de energia na rede, e liberam uma pequena quantidade de energia para compensar esta depressão de corrente de modo a manter a alimentação mais estabilizada, porém sem torná-la contínua.
É importante lembrar que o estabilizador estabiliza a oscilação de corrente na rede, ele não converte a corrente alternada para contínua.
Na hora de escolher um estabilizador , exija equipamento certificado e que traga o máximo de informações na embalagem. A variação de preço pode ser grande, geralmente , o preço determina a qualidade e o nível de segurança do aparelho.Alguns itens devem ser observados, por exemplo:
A Potência: Deve atender a soma da potência de todos os aparelhos que serão ligados ao estabilizador
Tensão de Entrada e Saída: Pois existem modelos monovolts, nos quais entra 115v e sai 115 ou entra 220v e sai 220v, e modelos bivolts, nos quais entra 115 ou 220 e sai 115v.
Proteção de Sobretensão: Caso no local de instalação do seu equipamento as variações de tensão da rede elétrica extrapolarem a tolerância estabelecida, circuitos especiais atuarão mantendo a segurança dos equipamentos ligados ao estabilizador.
0 comentários:
Postar um comentário