Como previsto, a Canonical liberou hoje a nova versão do Ubuntu. Além de trazer softwares atualizados, o Raring Ringtail possui melhorias de desempenho, fator muito importante para a chegada da distribuição aos dispositivos móveis. O Ubuntu 13.04 também marca a diminuição do tempo de suporte: as atualizações de segurança, que eram liberadas por 18 meses após o lançamento para versões não-LTS, agora serão distribuídas durante nove meses.


No anúncio, a Canonical afirma que o desempenho em dispositivos com hardware mais simples, como smartphones e tablets, foi o “principal foco” para este lançamento. O Ubuntu 13.04 possui “tempos de resposta significativamente menores e um consumo de memória reduzido que beneficia todos os usuários”.

O Ubuntu 13.04 traz kernel Linux 3.8.8, LibreOffice 4.0 e Unity 7, já com as otimizações. Nos repositórios está disponível para testes o MIR, novo servidor gráfico da Canonical que substituirá o X e permitirá que o Ubuntu funcione em diferentes dispositivos com o mesmo código. Também há um SDK para que os desenvolvedores possam criar os primeiros aplicativos nativos para os futuros smartphones e tablets com o sistema.

Para atualizar o Ubuntu para a versão 13.04, basta teclar Alt+F2, executar “update-manager” e seguir as instruções. As imagens de instalação podem ser baixadas nesta página. O instalador para Windows, que baixa o Ubuntu e o instala numa partição virtual, não será liberado nesta versão – se você não quer particionar seu HD, a recomendação é usar o Ubuntu a partir de um pendrive.

O Ubuntu 13.10, que deverá ser liberado no final de outubro, já tem nome: Saucy Salamander, algo como “Salamandra Atrevida”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top