O nome DivX pode designar várias coisas no mundo tecnologia. No entanto, quem faz muitos downloads de filmes e séries na internet ou trabalha com ferramentas que lidam esse tipo de mídia deve conhecer essa palavra como um formato ou codec para vídeos. Isso não deixa de ser verdade, porém não é toda a história.

DivX, além de se tratar de uma extensão de arquivos e um pacote de codecs, também é o nome de uma empresa, de um player e do software que faz tratamento de mídia. O resultado disso tudo é a extensa utilização de vídeos codificados com a tecnologia.


O que o DivX realmente faz?

Em se tratando de arquivos de vídeo, o DivX é uma das melhores opções para fazer compactação. Basicamente, a ferramenta possui o mesmo mecanismo utilizado pelo formato MP3 porém com algumas diferenças importantes.

No caso do MP3, as faixas de áudio ignoradas pelo nosso cérebro são retiradas do arquivo a fim de economizar espaço. O DivX faz algo parecido com o som e ainda analisa todos os frames (quadros) do vídeo. Dessa forma, o software utilizado para comprimir os arquivos consegue eliminar imagens repetidas e mostrar apenas o que realmente está em movimento. Ou seja, o Software DivX faz uma limpa nos quadros inúteis capturados quando a cena gravada não se move.

Além disso, o mesmo codec é capaz de reconhecer imagens de fundo estáticas. Com isso, também é possível economizar espaço apagando os planos de fundo mesmo quando há pessoas na cena. Assim, somente os pixels de uma determinada área são realmente registrados no arquivo compactado via DivX.

Gratuito x Lucrativo

Quando o criador do DivX, o francês Jérome Rota, desenvolveu o formato a partir do MPEG-4 da Microsoft, o codec não tinha fins lucrativos. Dessa forma, qualquer pessoa com conhecimento necessário poderia utilizar e alterar o processo de compressão em DivX. No entanto, a criação de Rota ficou famosa, e ele resolveu refazer tudo do zero e se livrar das dependências legais da empresa de Bill Gates.

Com isso, nasceu a DivX Inc. que hoje produz o software de mesmo nome para compactar vídeos. Dessa forma, a ferramenta não é mais gratuita, mas a empresa ainda distribui o pacote de codecs e o player sem cobrar nada dos internautas.


Compatibilidade do codec

Se você tem vídeos compactados em DivX, fique contente. A maioria dos players para PC, Mac e Linux já contam com a ferramenta nativamente ou dão suporte a ela. Além do mais, dispositivos como aparelhos de DVD e TVs atuais também já reproduzem o formato. Fora isso, você ainda consegue assistir vídeos DivX em consoles como o Xbox 360 e Playstation 3.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top