Existem vários sistemas de transmissão de vídeo, espalhados por todo o mundo. Esses sistemas são o Sistema PAL, o Sistema NTSC e o Sistema SECAM. Quais as diferenças entre estes sistemas de video?
Sistema NTSC
História do Sistema NTSC
O sistema NTSC, abreviatura de National Television System(s) Committee, a comissão que desenvolveu os padrões de televisão para os Estados Unidos, é um sistema analógico de televisão. Foi aprovado em 1941 como o primeiro sinal padrão de rádio-difusão televisiva nos Estados Unidos, ainda existente nos dias de hoje. Este sistema faz parte da maior parte dos países Americanos, com excepção do Brasil e faz ainda parte de vários países do Leste Asiático.
As primeiras emissões a preto e branco iniciaram-se no dia 1 de Julho de 1941. Anos mais tarde, entre 1950 e 1953, a mesma Comitiva reúne-se novamente afim de criar um sistema de vídeo composto, onde é adicionada uma nova frequência capaz de fornecer, além do sinal a preto e branco, o sinal a cores. No dia 1 de Janeiro de 1954, começam as transmissões desse novo sinal, composto, de preto e branco e cor.
Características do Sistema NTSC
O sistema NTSC apresenta 525 linhas de resolução, das quais 480 são a imagem visível e as outras 45 são as VBI (do inglês – Vertical Blanking Interval), que servem para estabelecer o tempo que o feixe de electrões necessita para se reposicionar, do final de um frame para o início do próximo frame.
Este formato de vídeo transmite 60 meios-frames por segundo (mais exactamente 59,94), ou seja, apresenta 29,97 fps (ou quadros) por segundo. (fps, do inglês, Frames per second – frames por segundo). A varredura é por isso, intercalada.
Este sistema padrão do NTSC, de 59,94 campos por segundo, é baseado no tipo de sistema eléctrico utilizado nos países que usam uma corrente alternada de 60 ciclos por segundo, ou 60 Hertz (Hz).
Nos países onde o tipo de corrente eléctrica é de 50 Hertz, ou 50 ciclos por segundo, houve a necessidade de criar sistemas de televisão compatíveis, ou seja, de 50 campos por segundo.
O NTSC tem uma relação de aspecto de 4:3. Com este sistema de vídeo, conseguem-se obter até 16 milhões de cores diferentes.
É incompatível com a maioria das placas de vídeo de computador, que usam sinais de vídeo RGB (red, green, blue – vermelho, verde e azul). Contudo, consegue-se, por meio de adaptadores de vídeo, converter sinais NTSC em sinais para placas de vídeo para computador e vice-versa.
Variantes do Sistema NTSC
NTSC-J – É um sistema analógico, usado no Japão. Difere do NTSC padrão na medida em que as rádio frequências usadas no Japão não são as mesmas que nos Estados Unidos, daí a adaptação para um sistema compatível.
Curiosidades do Sistema NTSC
Algumas pessoas, apelidavam o Sistema NTSC como Never Twice the Same Color, ou nunca a mesma cor duas vezes, pondo em questão a qualidade e estabilidade do sistema, comparativamente ao sistema PAL, de maior qualidade e estabilidade.
SISTEMA PAL
História do Sistema PAL
O sistema PAL, abreviatura do inglês Phase Alternating Line (Linha de Fase Alternante) é o formato mais comum na Europa. Foi criado pelo engenheiro alemão Walter Brunch, juntamente com a empresa electrónica Telefunken. Este engenheiro registou a sua patente em 1963, sendo a sua primeira aplicação realizada em Agosto de 1967.
Características do Sistema PAL
Tem uma melhor qualidade de imagem, já que dispõe de um maior número de linhas de varrimento. O sistema PAL apresenta mais 100 linhas de resolução, comparativamente ao sistema NTSC, ou seja, 625 linhas de resolução. Em contra-partida, e para fazer face ao tipo de corrente alternada que é usada na Europa, de 50Hz (50 ciclos por segundo), tem um varrimento de 50 meios-frames por segundo, ou mais exactamente, 25 frames por segundo, tornando a imagem por vezes um pouco “tremida”, apesar da sua qualidade muito acima do sistema Americano NTSC.
Variantes do Sistema PAL
Sistema PAL-B e PAL-G – Usado na Europa Ocidental;
Sistema PAL-D/K – Usado na Europa Oriental enquanto que o Sistema PAL-D é usado na China;
Sistema PAL I – Usado no Reino Unido, Irlanda, Hong Kong e Macau;
Sistema PAL-M – Usado no Brasil, desde 19 de Fevereiro de 1972. Este sistema foi criado para fazer face à corrente usada neste país, de 60 Hz;
Sistema PAL-N – Usado somente na Argentina e no Uruguai, onde a frequência da rede eléctrica é de 50 Hz. É compatível com a reprodução em NTSC, tendo o senão das imagens aparecerem a preto e branco. O Paraguai usava PAL-N tendo mudado para NTSC em 2006. A Argentina usa uma variante, o Sistema PAL-Nc.
Sistema PAL-PLUS – Padrão usado na Europa que permite a reprodução de vídeo em formato 16:9 em televisores de formato 4:3. Caso a televisão não disponha de um descoficador próprio, a emissão em PAL-PLUS aparecerá com uma barra preta em cima e em baixo. Para ver a imagem com as proporções exactas, basta utilizar uma televisão de ecrã panorâmico.
Curiosidades do Sistema PAL
O sistema PAL foi criado para resolver o problema da variação de cor do sistema NTSC. Muitos chamavam este sistema de Perfection at Last, já que a qualidade de imagem era muito superior ao sistema NTSC. Outros davam-lhe o nome de Pay A Lot, já que os circuitos usados eram muito complexos e caros.
SISTEMA SECAM
História do Sistema SECAM
O sistema SECAM (Séquentiel Couleur à Mémoire), ou em Português cor sequencial com memória, é um sistema a cores analógico, que apareceu em França, em 1956 por parte do senhor Henri de France, sendo inaugurado alguns anos depois, mais especificamente no dia 1 de Outubro de 1967. Quatro homens, vestidos de fato e gravata, apresentam-se de pé num estúdio. A imagem é apresentada a preto e branco, mudando de seguida para cores.
Nesta altura, uma televisão a cores custava cerca de 5000 francos. A sua popularidade não foi a desejada, apenas assistindo à primeira emissão cerca de 1500 pessoas. Um ano depois, vendem-se 200 mil aparelhos, quando se esperava 1 milhão.
O sistema de vídeo SECAM foi mais tarde adoptado pelas antigas Colónias Francesas e Belgas, por países do Leste Europeu, pela Antiga União Soviética e ainda por alguns países do Médio Oriente. Contudo, com a queda do comunismo e com a vulgarização dos aparelhos de televisão de vários padrões, a maior parte dos países do Leste Europeu decidiram mudar para PAL.
Características do Sistema SECAM
Tal como no sistema PAL, também o sistema SECAM transmite 625 linhas de resolução, das quais 576 são visíveis. Também usa a mesma frequência de varrimento do sistema PAL, de 50 varrimentos por segundo, 50 Hz. Difere do sistema PAL na medida em que a transmissão da cor é feita de maneira diferente, de uma forma sequencial: vermelhos e amarelos numa linha e azuis e amarelos na próxima linha.
Hoje em dia, muitos dos trabalhos são realizados em sistemas de vídeo que suportem 576 linhas de resolução (PAL e SECAM) ou de vídeo composto (PAL), sendo depois convertidos para SECAM para a transmissão.
Variantes do Sistema SECAM
Sistema SECAM L – Usado na França e nas suas antigas colónias;
Sistema SECAM B/G – Usado no Médio Oriente. Foi também utilizado na Grécia e na antiga Alemanha Oriental;
Sistema SECAM D/K – Utilizado na antiga União Soviética e na Europa Oriental.
Os diferentes sistemas de vídeo presentes no mundo:
0 comentários:
Postar um comentário