Já teve os créditos do seu celular torrados por causa do 3G ativado acidentalmente? De acordo com uma nova pesquisa da Actix, que analisa as redes móveis, sete a cada 10 conexões de Internet são ativadas sem o consentimento dos donos dos smartphones. A pesquisa foi realizada com oito operadoras nos quatro continentes: América, Ásia, África e Oceania.

Segundo a Actix, Entre 80% e 85% das conexões de rádio são responsáveis pelos acessos de baixa qualidade dos vídeos em redes móveis. Os smartphones com 3G passam 85% transmitindo dados e somente 10% deles é por voz. Já as redes 4G (LTE) são de melhor qualidade, mas o desafio para o setor, segundo a pesquisa, é lidar com o tráfego de dados quando essas redes também estiverem sobrecarregadas.

As diferenças do uso do 3G entre as marcas

Os usuários de iPhone, da Apple, e dos dispositivos iOS consomem cerca de 30% a mais dados totais e a cada acesso se comparado aos clientes com smartphone Android. Os donos do BlackBerry, por sua vez, usam 50% a menos do que quem tem o sistema operacional do Google.

A pesquisa revelou ainda que, se todos os usuários do BlackBerry migrassem pro Android ou pro iOS, o tráfego de dados 3G aumentaria em 20%. Com novos lançamentos e possíveis novos clientes, a tendência é que isso aconteça, diz a Actix.

O uso de 3G entre os aparelhos

A Actix afirma que tablets são mais afetados por problemas de desempenho do 3G do que celulares comuns. A quantia de tablets também é minúscula se comparada com a de smartphones, embora cerca de 115 milhões de dispositivos tenham sido vendidos, de acordo com a Forrester Research.

As operadoras afirmam que 80% do acesso de dados por redes 3G é feito por smartphones no levantamento. Por esse motivo, os celulares básicos estão perdendo espaço. Esses smartphones fazem entre 3 e 10 conexões 3G por hora, mas 70% dessas ativações ocorrem sem consentimento do usuário.

Lugares e horários de pico

As redes 3G ainda são mais usadas ao ar livre, fora de casa ou de locais internos, mas o uso dentro de cômodos está ganhando novos usuários de voz e dados, além de já existirem muitas áreas congestionadas pelo uso indoor.

Pela pesquisa, o uso de dados cai em até 50% quando os usuários entram em casa. O uso de mídias sociais é maior em áreas turísticas das cidades pesquisadas, onde as conexões de dados são mais movimentadas entre as 20h e as 21h.
O estudo também concluiu que 15% das localidades são responsáveis por 85% de todos os problemas da experiência do cliente, como lentidões e transmissão fraca de conexão com a Internet.

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