Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que permite ampliar o armazenamento de dados em discos rígidos magnéticos através da utilização de pulsos sonoros. Basicamente, um sistema acústico foi acoplado aos HDs, aumentando consideravelmente a capacidade de guardar informações

Cabeça de gravação usa pulso sônico para aumentar eficiência dos discos

De acordo com os cientistas, os HDs apresentam limitações de gravação e de confiabilidade das informações armazenadas em longos períodos, porque suas superfícies são duras demais. A ideia aplicar um pulso ultrassônico no momento da gravação, diretamente na área do disco onde o dado está sendo escrito.

Com esse pulso sonoro, o material torna-se flexível, sofrendo uma pequena deformação, graças ao calor gerado. De acordo com os cientistas, essa leve deformação permite que a superfície afetada armazene mais itens e tenha maior confiabilidade ao longo do tempo.

Há questões ainda não solucionadas no projeto, como o consumo de energia e os problemas com calor, que são um elemento altamente danoso em sistemas. Mas os pesquisadores estão confiantes de que a tecnologia pode ser refinada com o tempo.
25 Feb 2013

0 comentários:

Postar um comentário

:) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.

 
Top