IPv6 : Entenda o que muda para os usuários
A implantação do IPv6 deve ser transparente. Ou seja, se tudo der certo, pouca coisa mudará: seu computador será configurado automaticamente, a Internet continuará a funcionar e a evoluir, e você notará, com o passar do tempo, mais aplicações facilitando a comunicação fim a fim entre as pessoas, como as de video conferência e colaboração, entre outras.
Algumas coisas serão mais fáceis. Por exemplo, se você tem uma pequena rede na sua casa, com diversos computadores ou ainda com outros dispositivos, cada um deles terá um endereço IP fixo e válido na Internet. Isso significa que você não precisará mais que um computador ou roteador seja responsável pelo compartilhamento da conexão (tecnicamente, chamamos isso de NAT – Network Address Translation).
Com os IPs válidos, ficará mais simples acessar os dispostivos remotamente, de forma segura. Você poderá, por exemplo, utilizar sua impressora doméstica do computador de seu serviço, se assim o desejar. Alguns outros equipamentos em sua casa poderão também ser ligados à Internet, como fogões, geladeiras, cafeteiras, lâmpadas, câmeras de vigilância, etc; dessa forma você poderá controlá-los ou visualizar seu estado à distância.
O IPv6 deixa meu computador vulnerável?
O IPv6 dá a seu computador um novo endereço, uma nova de ser encontrado na Internet. E mesmo que seu provedor Internet não ofereça IPv6, o seu computador poderá criar automaticamente um “túnel” para conectá-lo à Internet IPv6.
Em muitas empresas e redes domésticas, os computadores não usam endereços IPv4 válidos na Internet. Eles dependem de um serviço chamado NAT, que compartilha um único endereço válido para muitos computadores, para conseguir comunicar-se. Computadores usando NAT não podem ser contactados de forma trivial por outros computadores na Internet.
Entenda que com o IPv6 não há mais NAT. Seu computador estará na Internet “de verdade”. Ele poderá comunicar-se com outros computadores na rede e vice-versa.
Ok… Mas isso deixa ou não o computador vulnerável, inseguro?
Seu computador, de forma geral, não estará mais inseguro do que antes se você estiver com o seu Sistema Operacional atualizado, e utilizando um firewall. Outras medidas de segurança, como uso de anti-vírus, anti-spyware, cuidados com sites web e e-mail maliciosos, devem continuar a ser tomadas.
Se você estiver utilizando um Sistema Operacional sem os updates de segurança, ou estiver com o firewall desligado, o IPv6 pode, sim, deixá-lo mais inseguro, porque cria um novo caminho para chegar até seu computador. Veja, no entanto, que se você estiver nessa situação, você já tem problemas muito sérios de segurança, com ou sem IPv6. O NAT, por si só, não é um mecanismo de proteção eficaz.
O IPv6 deixa o acesso aos sites web mais lento?
Em 99,99% dos casos não. O desempenho do IPv6 é semelhante ao do IPv4
Um conjunto de fatores em conjunto pode levar a isso, contudo: se você não tiver IPv6 nativo, estiver usando um sistema operacional antigo e desatualizado, e versões de navegadores Internet antigas. Nesse caso, seu computador pode tentar usar uma tecnologia de túneis automáticos já obsoleta que, para um número muito pequeno de usuários, causa problemas.
Como posso instalar o IPv6 no meu computador?
Se você utiliza Windows Vista, Linux, ou Mac OS X, o IPv6 está ativado por padrão.
Se você utiliza Windows XP, digite ipv6 install no prompt de comando.
Com IPv6, quantos números IP vou ganhar para usar em minha casa?
Para usuários domésticos os provedores entregarão blocos que entre /64 e /56. Essa é uma nomenclatura técnica, baseada no número de bits do endereço.
Para pequenas empresas, os provedores entregarão normalmente blocos de IPs com tamanho variando entre /56 e /48, dependendo de suas políticas e da configuração de sua rede.
Em termos simples, um /48 significa que você poderá ter configuradas 65.536 redes, cada uma com 18.446.744.073.709.551.616 de endereços diferentes. Um /56 significa que são possíveis 256 redes diferentes, cada uma com os mesmos 18.446.744.073.709.551.616 endereços. E um /64 significa uma única rede. Com um bloco /64 você não poderá dividir sua rede em vários segmentos, mas ainda assim poderá ter até 18.446.744.073.709.551.616 endereços (e equipamentos diferentes) nela conectados.
Veja que essa quantidade aparentemente absurda de endereços disponíveis em cada rede tem uma razão de ser: ela facilita a atribuição automática do número IP para seu computador, baseada no número (endereço físico, ou MAC address) da placa de rede.
Vou ter de trocar de computador ou fazer upgrade de programas para ter IPv6?
Provavelmente não. O hardware de seu computador não muda, e os sistemas operacionais mais modernos, como o Windows XP, o Windows Vista, MacOS X, FreeBSD e Linux, já suportam o IPv6.
Se o seu computador só suporta sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 98, poderá ser necessária a troca ou upgrade, ou então a instalação de um sistema operacional alternativo, como o Linux, ou o FreeBSD.
Você poderá ter problemas com alguns softwares específicos, que talvez não funcionem ainda com IPv6 em suas versões atuais… Alguns deles deverão sofrer upgrades, outros, talvez, tenham de ser substituidos por alternativas.
Meu computador suporta IPv6?
O hardware do seu computador sim, suporta IPv6. Você não terá de trocar nenhum componente interno para que seu computador funcione com IPv6. Pode ser necessária, contudo, a troca do modem, caso você use um acesso ADSL ou Cable.
Quanto ao software:
Se você usa: Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, FreeBSD, MacOS X ou Linux, sim.
Se você usa: DOS, Windows 95 ou Windows 98, não, você terá de trocar o sistema operacional.
O IPv6 é mais seguro do que o IPv4?
Não, o nível de segurança é aproximadamente o mesmo.
Vou ter de trocar meu modem ADSL/Cable para ter IPv6?
Sim, provavelmente. A maioria dos modems ADSL/Cable hoje instalados não suporta IPv6.
O que eu ganho com o IPv6?
A Internet funcionando, crescendo e evoluindo.
Endereços IP válidos e fixos, em quantidade suficiente para usar em seus computadores e em outros dispositivos.
Já há provedores fornecendo trânsito IPv6 comercialmente no Brasil?
Sim, há alguns provedores pequenos, fora das grandes capitais, oferecendo IPv6 há algum tempo. Alguns dos provedores maiores já estão fazendo testes de campo em determinadas regiões. Mas, para a grande maioria dos usuários domésticos, ainda não é possível obter conectividade via IPv6.
Para usuários corporativos já há alternativas.
Vou ter de pagar mais para ter IPv6?
Não. Os provedores fornecerão endereços e trânsito IPv6, juntamente com o IPv4, sem cobrar a mais por isso.
Já há sites Internet funcionando com IPv6?
Sim, alguns.
Como Google, Yahoo!, Facebook, Bing, Terra, UOL, etc.
Fonte : Link
0 comentários:
Postar um comentário