Se a Internet é, hoje, de alguma forma, importante para sua empresa, então o IPv6 também é.

A implantação do IPv6 é fundamental para que a Internet continue a existir, a crescer e a evoluir sem obstáculos.

Vamos ter gastos na implantação do IPv6?

Sim.

O pessoal de TI deve ser treinado. Um plano de implantação deve ser elaborado. Alguns equipamentos poderão ter de ser trocados e, em outros, poderão ser necessários upgrades de software. Alguns softwares terão de ser adaptados. Tudo isso envolve custos.

Acreditamos, contudo, que se a implantação for planejada com a antecedência necessária, os custos serão muito baixos.

Boa parte dos investimentos necessários (em pesquisa, testes, e em suporte ao protocolo nos principais softwares e equipamentos, por exemplo) já foi feito por outros.

Vamos ter ganhos com a implantação do IPv6?

A razão principal para a implantação do IPv6 é que o IPv4 não suporta mais o crescimento da Internet. Ou seja, o que se quer é garantir a continuidade dos benefícios que a Internet tem trazido para as empresas, e para toda a sociedade.

Ainda assim, é importante notar que o alguns avanços:

- O NAT não terá mais de ser utilizado, e isso simplificará o projeto e o gerenciamento das redes. A quantidade abundante de endereços e os mecanismos de auto-configuração são outros fatores que também colaboram nesse sentido.
- A possibilidade de conectividade fim a fim, sem o uso de NAT, facilita também a criação de programas de computador que usem a Internet para se comunicarem. Aplicações como vídeo conferências e voz sobre IP, por exemplo, ficarão bem mais simples e funcionarão melhor.
- Os recursos de mobilidade do IPv6, permitirão que dispositivos portáteis funcionem bem e ininterruptamente, mesmo quando o usuário está em trânsito e tem de conectar-se através de diferentes redes.
- Com o uso de IPSec a criação de VPNs e o acesso seguro aos recursos da corporação, para funcionários em trânsito, será facilitado.
- O novo formato do protocolo permitirá construir redes com desempenho superior e melhor controle sobre a qualidade de serviço.
- Será mais simples ter mais de um provedor Internet.
- Acredita-se que novas aplicações, algumas inovadoras, surgirão à partir desses avanços. Perceba também que, ao implantar o IPv6, sua empresa estará se beneficiando de aproximadamente 15 anos de pesquisa e desenvolvimento, que resultaram no que hoje é o protocolo.

Quando devemos começar a implantação do IPv6?

Quanto mais cedo a questão for entendida, e a implantação planejada, menores serão os gastos no processo.

O ideal, então, é começar já.

Quais os riscos, caso minha empresa não adote o IPv6 à tempo?

Caso sua empresa esteja atrasada em relação ao resto do mundo na adoção do IPv6, pode ter problemas para usar determinados recursos na Internet. Boa parte desses recursos, provavelmente, será formada de aplicações novas, funcionando exclusivamente com IPv6. Se alguma dessas aplicações tornar-se importante para seus negócios, seus concorrentes, já conectados com IPv6, poderão ter uma vantagem competitiva importante.

Outro ponto a ser considerado é a oportunidade perdida de sua empresa desenvolver uma aplicação inovadora baseada no IPv6.

Há o risco, também, da própria implantação do IPv6 na Internet falhar, no sentido de que o esgotamento dos endereços v4 ocorra antes da larga disseminação do v6. Se isso acontecer, os custos de implantação de novas redes ligadas à Internet pode aumentar. O uso de NAT também aumentará, dificultando o gerenciamento da rede e a criação de aplicações para comunicação fim a fim. Novas aplicações deixarão de ser desenvolvidas. Isso poderá ser bem negativo, não só para sua empresa, como para toda a sociedade.

Já há provedores fornecendo trânsito IPv6 comercialmente no Brasil?

Sim, para usuários corporativos. Praticamente todas as operadoras brasileiras já têm clientes operando com IPv6, embora muitas delas ainda não tenham incorporado o protocolo ao seu portfólio de soluções “de prateleira”.

Fonte : Link

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top