Problemas comuns em Placas de Video
As placas 3D atuais são praticamente computadores completos, que possuem não apenas um processador (a GPU), mas também memória e circuitos de alimentação próprios. Com exceção dos modelos de baixo consumo, as placas inclusive obtêm energia diretamente da fonte, através de um conector molex ou PCI Express de 6 pinos.
Os problemas mais comuns com as placas de vídeo são defeitos causados pelo desgaste dos capacitores, assim como no caso da placa-mãe. O defeito começa se manifestando nos jogos mais pesados (quando o consumo elétrico da placa e consequentemente o stress sobre os capacitores é maior) e vai progredindo gradualmente até que a placa realmente pare de funcionar. Nesse caso, é possível que o PC simplesmente não funcione com a placa espetada; que a placa-mãe passe a emitir bips, como se não houvesse placa de vídeo; ou que o micro inicialize normalmente, mas nenhuma imagem seja exibida no monitor.
Placas de vídeo também podem apresentar defeitos na memória. Se o defeito for na área reservada ao frame-buffer (mais raro), você notará corrupções na imagem, desde o início do boot. Se os defeitos forem no bloco principal, reservado ao processamento 3D, você notará texturas corrompidas e, em muitos casos, também travamentos durante os jogos.
Assim como no caso do processador, podem existir casos de incompatibilidade entre placas de vídeo e placas-mãe específicas. Isso é relativamente raro nas placas PCI-Express que usamos atualmente, mas era comum ao tentar instalar placas AGP de fabricação recente em placas-mãe antigas, que não possuíam circuitos de alimentação dimensionados para suportá-las.
0 comentários:
Postar um comentário