Atualmente existem duas plataformas principais para criar um blog: Blogger e WordPress. A qualidade de ambos os serviços é excelente, eu particularmente escolhi o Blogger porque nele eu posso fazer tudo o que necessito de forma mais simples e rápida.
Mas existem outras diferenças que podem influir na escolha da melhor solução para seu projeto.

1. Criar um blog
Tanto o Blogger como o WordPress permitem criar um blog em menos de 5 minutos. A interface de ambos os serviços é amigável tornando a curva de aprendizagem bastante curta.

Blogger 1 – 1 WordPress

2. Templates / modelos
Personalizar o template do seu blog é bastante simples se utilizar o Blogger. O Blogger possui uma ferramenta, que permite criar um template sem conhecimentos de programação.
 No WordPress, encontrará vários templates gratuitos. No entanto, a oferta de templates Blogger é muito superior.

Blogger 2 – 1 WordPress

3. SEO
O WordPress é reconhecido por ser “amigo” dos motores der busca. Seria de pensar que o Blogger poderia ter vantagens nas pesquisas do Google (visto que este é o seu proprietário). No entanto, o Google não faz essa discriminação.
O WordPress permite ainda a instalação de vários plugins que o podem ajudar em SEO. Veja o nosso artigo, SEO no WordPress.
Por outro lado, o Blogger não apresenta tantas funcionalidades que permitam melhorar o SEO do Blog. Aliás, ainda estamos à espera de conhecer as consequências dos novos redirecionamentos de domínios (blogspot.cpm.br , blogspot.pt ).

Blogger 2 – 2 WordPress

4. Modificar templates
Por vezes é necessário efetuar algumas alterações no template do nosso blog. Neste caso, o Blogger parece-nos mais fácil de trabalhar.
Na internet, é igualmente mais fácil encontrar tutoriais para Blogger.

Blogger 3 – 2 WordPress

5. Ganhar dinheiro
Neste campo o WordPress.com possui uma enorme desvantagem, não suporta o Adsense (melhor sistema de afiliados).
No entanto, ganhar dinheiro na Internet não se resume ao Adsense, você poderá adicionar outros serviços de faturação.
Neste campo o Blogger volta a levar vantagem pois permite adicionar todos os serviços suportados pelo WordPress, mais o Google Adsense.
Importante: O WordPress.org (versão CMS, para construção e gestão de sites), suporta Adsense.

Blogger 4 – 2 WordPress

6. Funcionalidade
O WordPress não é apenas uma plataforma de criação de blogs, é um excelente gestor de conteúdo de sites (CMS).
O WordPress é uma plataforma “open-source”, com milhões de utilizadores – criadores. Atualmente cerca de 15% dos sites de topo da Internet são construídos em WordPress, algo com tendência para aumentar.

Blogger 4 – 3 WordPress

Conclusão:
O Blogger é certamente uma excelente plataforma de criação de blogs, superando em alguns aspetos o WordPress. No entanto, a decisão final será sempre do usuário.
Se você quiser criar um site totalmente profissional o WordPress é uma ótima opção, mas o Blogger não deixa a desejar em quase nada , exceto no SEO.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top