Fedora 18 suporta Secure Boot do Windows 8 e traz novas interfaces
Demorou, atrasou semanas, deu muita dor de cabeça, mas finalmente o Fedora 18 está disponível para download. A nova versão, além de trazer um instalador mais simples e suportar o Secure Boot do Windows 8, deixa o usuário optar tanto pelo ambiente gráfico GNOME 3.6 quanto pelas interfaces Cinnamon e MATE.
Umas das distribuições Linux mais antigas (uma espécie de “filha” do Red Hat), o Fedora 18 (codinome “Spherical Cow”, ou “vaca esférica” ou ainda “vaca redondinha”, se você não gosta dessas traduções literais) sofreu diversos atrasos até ser lançado, mas finalmente está disponível para download com diversas novidades para quem quer uma instalação do Linux mais tradicional e não aguenta mais aquele roxo do Ubuntu.
Entre as novidades, o Fedora 18 tem suporte ao UEFI Secure Boot, podendo ser usado junto com o Windows 8 sem maiores problemas. Além disso, o instalador foi quase todo refeito e está mais simples e bonito, mantendo o padrão atual de deixar tudo o mais simples possível para novos usuários, mas ainda permitir configurações avançadas para quem entende do negócio.
Por padrão, o Fedora 18 traz o GNOME 3.6, a última versão estável do gerenciador de janelas. Mas se você é como eu e ainda não acostumou ao GNOME Shell, é possível também usar o Cinnamon e o MATE, versões mais tradicionais do GNOME que nasceram no Linux Mint. E, se você não quer nem saber do GNOME, pode baixar o Xfce 4.10, ou ainda o KDE Plasma 4.9, além de vários outros gerenciadores de janela.
Como novidade, o Fedora 18 também apresenta o FedFS, um novo sistema de arquivos que tenta criar uma unidade entre os outros diversos sistemas de arquivos existentes. Aqueles que fazem questão de saber todas as alterações podem acessar as notas de lançamento do Fedora 18 e gastar umas horinhas vendo tudo o que há de novo nos mínimos detalhes.
Interessados em baixar e testar o Fedora 18 podem acessar a página de downloads, escolher a melhor opção de ISO e se divertir.
FONTE: www.tecnoblog.net
0 comentários:
Postar um comentário