Engraçado pensar deste modo, pois parece balburdia. Mas se analisarmos o contexto histórico da comunicação, encontramos aquele velho confronto entre o Rádio e a Televisão na década de 50. O jornal impresso e o jornalismo on-line na década de 90. E recentemente na década de 2000 o livro e a biblioteca digital. Bem, e o que aconteceu com todos eles? Simplesmente todos, mas absolutamente todos tiveram e têm seus respectivos espaços tanto na mídia quanto na publicidade. Embora a distinção de todas elas conseguiu um publico fiel para cada um.

A música e seus novos ritmos

Se nos basearmos na música que cada “tempos” lançam um rimito completamente novo, daquele que você nunca imaginaria. E mesmo assim, por exemplo, não acabam os grandes fãs do Rock in Roll, da época de Ramones, Red Hot, Queen, Nirvana, Bom Jovi e Bee Gees e os Beattles. E mesmo com tantos “lançamentos” estes e milhares de outros sons continuam intactos na memória de muitos jovens e velhos.


Então fica claro que a Internet não substituiria a televisão: Mesmo porque a concepção de televisão é completamente diferente. Na telinha o publico espera surpreender-se, é chamado de publico passivo, que espera o que vai se passar para lhe agradar, ao contrário da Internet, com seu dinamismo ativo, no qual a pessoa é que busca seu objetivo.
Mesmo ambos serem completamente diferentes nesses aspecto, cada um atinge seu determinado publico.

TV X INTERNET

A Internet realmente foi um atrapalho para qualquer veículo de comunicação, e como diz-se o velho ditado. “Se não pode vence-los junte-se a ele”. Você já notou que essa integração nos meios de comunicação (tv, rádios e jornais) e internet é forte, foi de grande ajuda para disseminar os próprios veículos de comunicação e produtos, alavancando vendas e tudo mais. Então para cada publico existe alguém, mesmo que isso diminua a audiência, como aconteceu com o rádio, por exemplo. O rádio não acabou, simplesmente diminui os ouvintes. A venda de CD’s de músicas não acabaram, simplesmente diminuíram. Ou seja tudo foi diluído, segmentados, mas não se acabado.

GLOBO X YOUTUBE

A Tv Globo fez uma declaração dizendo que seu maior medo não seria outras emissoras de televisão e sim o Youtube. Essa questão fica fácil de resolvermos. Pegarmos um exemplo: Uns dos maiores Ibopes da Rede Globo recentes foi a novela Senhora do Destino que objetivou aí mais de 52 pontos no Ibope. Hoje ótimos folhetins não passam de 40 pontos . Mas não porque a novela seja ruim ou qualquer outra coisa, mas o tempo que muitos utilizavam para ver a novela, escolhem assistir seu clipe favorito e entrar no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top