O que significam os beeps da BIOS
Embora estejam longe de serem um indicador preciso, os códigos de erro do BIOS, emitidos através do speaker, podem dar pistas do que está errado em muitas situações. Os códigos de erro variam de acordo com o BIOS usado, mas estes são os códigos mais comuns, válidos para a maioria das placas:
1 bip curto: Este é o bip de confirmação emitido quando o POST é realizado com sucesso e nenhum erro é detectado.
nenhum bip: Se os coolers giram, mas o micro não inicializa e nenhum bip é emitido (e você já verificou se o speaker está realmente conectado), temos muito provavelmente um problema grave na placa-mãe ou no processador. Isto também acontece ao tentar ligar o micro sem o processador ou sem nenhum módulo de memória instalado. Se realmente nada funciona (os coolers não giram, sem sinal de vida) então provavelmente o problema está na fonte (ou no nobreak/estabilizador, ou em qualquer outro ponto da instalação elétrica) ou mesmo no botão de força do gabinete (você pode tê-lo ligado nos pinos errados da placa-mãe, por exemplo).
2 bips: Este é uma espécie de "erro geral", similar a uma tela azul do Windows. O POST falhou por uma causa desconhecida. Aqui não existe muito o que fazer além de recorrer ao método de tentativa e erro até descobrir o que está errado.
1 bip longo e 1 bip curto: Problema na placa-mãe (erro genérico que apenas indica que algo está errado, sem oferecer detalhes).
1 bip longo e 2 bips curtosou 1 bit longo e três curtos: Problemas na placa de vídeo (ou falta dela). É muito comum que a placa de vídeo esteja ok, porém mal encaixada ou com os contatos oxidados. Experimente remover a placa, limpar os contatos usando uma borracha de vinil ou uma cédula e instalá-la novamente. A maioria das placas continua o boot depois de emitir o erro, permitindo que você acesse o micro via rede, mas muitas realmente não inicializam até que você resolva o problema.
3 bips longos: Erro no teclado. Este erro é relativamente raro. Ele não é emitido quando o teclado não está instalado, mas sim quando ele está presente, mas o controlador está com algum defeito ou curto-circuito.
2 (ou mais) bips longos: Problema grave nos módulos de memória RAM. Este erro é gerado apenas quando o módulo de memória está instalado, mas é detectado um erro nos primeiros 64 KB, ou quando ele não passa pelo teste de contagem de memória do BIOS. É raro que um pente de memória fique danificado a ponto de causar este erro (danos nos módulos, causados por estática são geralmente mais discretos, afetando apenas uma pequena faixa de endereços dentro do módulo), o mais comum é que exista algum problema inesperado de compatibilidade entre ele e a placa-mãe. Antes de mais nada, teste o micro usando um módulo diferente (se possível de outro fabricante) e teste o módulo que causou o erro em outra placa diferente. É bem possível que ambos estejam bons.
5, 6 ou 7 bips curtos: O processador está encaixado, mas com algum dano grave. Em algumas placas este erro é emitido também quando o processador está superaquecendo (o cooler está mal encaixado ou não está instalado, por exemplo).
9 bips: Erro na gravação do BIOS, ou danos no chip de memória Flash onde ele está gravado. Também não é um erro comum, pois quando você tenta fazer um upgrade de BIOS e ele é malsucedido, a placa simplesmente deixa de funcionar, ou inicializa utilizando algum sistema de proteção incluído pelo fabricante. Erros físicos no chip de memória Flash são bastante raros.
0 comentários:
Postar um comentário