Não há diferença entre um produto e outro simplesmente por ele ser pago. No entanto, é verdade que o software pago tem algumas regalias, como suporte técnico, que normalmente não existe no antivírus gratuito (embora antivírus gratuitos já tenham sido oferecidos com suporte técnico também).


O antivírus gratuito é uma boa propaganda para a empresa. Companhias pequenas, como a Alwil e a Grisoft (hoje AVG) se tornaram nomes populares do mercado rapidamente. Todos nós sabemos o motivo. E a popularidade facilitou a vida de quem vende o produto para as empresas. Logo, se o produto fosse gratuito também para o uso comercial, parte da “razão de ser” do produto gratuito deixaria de existir.

Outro bom motivo para oferecer um produto gratuito é que os softwares antivírus podem coletar informações, como arquivos suspeitos. Com mais usuários, mais arquivos são coletados, e a qualidade do software melhora.

Normalmente não compensa pagar por um software antivírus. Embora alguns produtos pagos invariavelmente estejam em posições melhores nos testes antivírus, nenhum produto oferece 100% de proteção, e o custo de 100% de proteção tende ao infinito.

Pensando no custo-benefício, vale mais a pena adquirir um disco rígido para backup ou comprar a licença para deixar de usar Windows pirata. Comprar o antivírus e usar o Windows pirata não faz o menor sentido. Ser infectado com um vírus procurando um antivírus pirata faz menos sentido ainda!

Empresas, é claro, não fazem essa escolha. Elas precisam de antivírus, e também precisam de backup. Motivo pelo qual algumas companhias aproveitam para oferecer soluções desse tipo em um pacote para empresas.

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