O Windows 8 trouxe diversas mudanças para quem estava acostumado com esse sistema operacional. Mais rápido, leve e organizado, porém com uma praticidade duvidosa. Não que ele fosse ruim, mas seus usuários simplesmente não conseguiam se adaptar a algumas das novas ideias que ele trazia.

Para resolver esse problema, muitas pessoas estavam esperando sua primeira atualização, o Windows 8.1, para ver o que viria de bom pela frente. Finalmente a atualização chegou e diversas mudanças foram feitas. Listamos abaixo as mais importantes. Confira:


Pular a tela iniciar

Na versão anterior, sempre que você ligava o seu sistema, era direcionado para a tela iniciar do Windows e de lá podia escolher entrar na sua desktop. Agora, é possível acionar uma opção que te leva diretamente para o desktop e pula a tela iniciar. Dessa forma, os usuários que não gostaram da maior novidade do Windows 8 poderão anulá-la e entrar no sistema no mesmo local em que entravam nas versões anteriores (Windows 7 e demais).

Para acionar essa opção, clique com o botão direito na barra de tarefas na área de trabalho e selecione "Propriedades" no menu de contexto. Na janela que abrir, entre na guia de navegação e selecione a opção que permite ir direto para a área de trabalho quando iniciar o Windows.

Busca

Agora você pode fazer buscas diretamente da sua tela iniciar do Windows 8.1. Basta digitar para conseguir os resultados desejados. Dessa forma, é possível encontrar arquivos de programas ou até mesmo todos os arquivos que compartilham do mesmo nome que o seu. Mais que isso, o resultado pode ser integrado com o Bing, o buscador da Microsoft, para mesclar com os resultados da sua máquina. Procurar pelo Steam, por exemplo, pode te levar ao local onde ele está instalado e, ao mesmo tempo, mostrar as dez maiores buscas dele no Bing. Já uma busca por cidade pode mostrar o mapa, informações da cidade e muito mais, como temperatura, vídeos etc.


Novos aplicativos

Como padrão, nem todos os aplicativos eram exibidos na tela inicial. A nova Calculadora e o Alarme, por exemplo, não são destacados. Mas é possível adicioná-los a essa lista clicando com o botão direito do mouse e selecionando o PIN para iniciar os novos aplicativos no menu de contexto. Dessa forma, você terá um despertador, timer e cronômetro no alarme. Já a calculadora tem um modo científico que converte unidades. Há também um aplicativo para scanners e um outro que grava sons.


Tamanho dos ladrilhos

A Microsoft agora introduziu dois novos modelos de tamanho para os ladrinhos (aqueles quadrados onde aparecem os programas da tela inicial). Você pode reduzí-los até 50% do menor tamanho que era permitido antes e dobrar o tamanho deles comparado com o antigo maior tamanho.

Para alterar o tamanho de um ou vários deles, clique com o botão direito do mouse na tela inicial e seleciona a opção de redimensionamento, na parte inferior da tela. Você pode escolher os tamanhos ente "Grande", "Largo", Médio" ou "Pequeno". Os tamanhos "Médio" e "Largo" eram os dois tamanhos já existentes. Por tanto, "Grande" e "Pequeno" são os dois novos.


Papel de parede na Tela Iniciar

Se você gosta do seu papel de parede e deseja colocá-lo em sua Tela Iniciar, agora é possível. Basta entrar nas propriedades da sua barra de tarefas e navegação e marcar a opção que indica seu deseja de ver o fundo de tela na tela inicial. Aconselhamos a colocar um papel de parede simples ou uma cor sólida, que funciona muito bem com essa tela do Windows.

O botão iniciar

Muitas pessoas reclamaram que o novo Windows 8 não possuia mais o botão iniciar. Nessa nova versão, existe um botão que funciona de forma parecida com o antigo. Clicando nele, você é levado para a tela inicial do sistema. Clicando com o botão direito, também é possível encontrar uma opção para desligar o sistema, já que muitos usuários haviam reclamado dessa falta de opção em um botão desse tipo.


Barra de endereços visível no IE 11

Apesar de o novo Internet Explorer 11 possuir opções bem diferentes que tentam criar uma interação maior do usuário com a navegação, muitas pessoas reclamaram pelo fato de não ser possível manter a barra de endereços e as abas visíveis o tempo todo. Para corrigir isso, você pode fazê-lo agora. Basta entrar na tela inicial do IE 11, precionar o botão do Windows + C e selecionar a opção de controles do menu. Lá, altere tudo o que indica que está escondendo a barra de endereços e ela ficará visível.

Bibliotecas

Por padrão, as bibliotecas não são exibidas no Windows Explorer. É possível ver os Documentos, Imagens, Músicas e muito mais, porém as bibliotecas não apareciam. Agora, você pode exibí-las clicando na área da barra lateral do Windows Explorar e selecionando a opção de mostrar as bibliotecas.


Aplicativos recém-instalados

Antes, quando se instalava um aplicativo novo no seu sistema, ele era imediatamente jogado na tela inicial. Agora, porém, ele não faz isso e fica na lista de aplicativos gerais. Para acessá-lo, clique na seta para baixo exibida na tela inicial e o encontrará junto com todos os aplicativos instalados no Windows. Se você quiser colocá-lo na sua tela inicial, deverá fazer isso manualmente. Dessa forma, evita que qualquer coisa que você faça seja colocada na sua área principal de forma direta. Só vamos torcer para, na próxima atualização, existir a opção de inserir ou não diretamente na tela inicial, ao invés de simplesmente não inserir.

Conclusão

Com todas essas alterações, ficou claro que a Microsoft está tentando adaptar seus usuários ao novo sistema. O grande erro inicial do Windows 8 não foi a inovação, mas sim a transição obrigatória e direta de mudanças. Antes, os usuários não podiam escolher se desejavam ou não um botão iniciar em seu desktop e isso. Agora, é possível determinar se você quer ou não esse botão. Dessa forma, todas essas mudanças dão uma nova cara ao sistema e permitem que cada pessoa escolha se quer ou não se adaptar às novidades. Essa "permissão" concedida aos usuários é muito boa, pois garante que eles se adaptem e aceitem tudo o que há de novo aos poucos e sem problemas. Agora vamos torcer para que as futuras atualizações deixem o Windows 8 ainda mais com a cara do que ele pretende ser: um sistema novo e eficiente, mas prático para todas as pessoas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top