O que é DPI?
DPI (“dots per inch” – em português “pontos por polegada”) é uma medida de resolução de impressoras, embora também seja muito usada (de forma inadequada) para monitores, scanners e câmeras digitais. Confira aqui o que é DPI e como entender suas aplicações.
DPI - Mouses
É uma medida de sensibilidade dos mouses óticos: quanto maior o número de DPI ("Dots Per Inch" = pontos por polegada), maior a resolução.
Para usar no dia a dia, 800 DPI são suficientes. A resolução maior (1600DPI) só é necessária para jogos ou para trabalhar com aplicações gráficas que necessitem de alta precisão.
DPI – Impressoras
Para impressoras, resolução DPI indica o número de pontos por polegada que a impressora é capaz de atingir na forma de texto ou imagens na página impressa. Quanto maior a DPI, maior a resolução de impressão do texto ou imagem impresso. Para economizar tinta, uma DPI baixa é usada frequentemente para rascunhos ou documentos de rotina. Essa configuração pode ser de 300 ou mesmo 150 DPI. A alta resolução começa em 600 DPI para impressoras padrão, e pode ser muito superior a isso em impressoras a cores específicas para impressões de fotografia digital ou outras imagens de alta resolução.
DPI – Monitores
No caso dos monitores, DPI refere-se ao número de pixels por polegada na tela. O termo tecnicamente correto seria “PPI” (pixels per inch) ou pixels por polegada, mas DPI é o termo mais usado. A configuração de tela de 1280 x 1024 tem 1,3 milhões de pixels na tela, enquanto uma definição de 800 x 600 tem 480.000. Com poucos pixels, a imagem não terá a clareza de que pode ser alcançada com uma maior saturação. Cada ponto ou pixel reflete uma determinada cor e brilho. Quanto maior o número de pixels, mais detalhada será a imagem no monitor. Mais pixels também requerem mais memória, e pode levar mais tempo para “pintar” as imagens, dependendo da placa do sistema de vídeo, processador e outros componentes.
DPI – Scanners
Os scanners também operam em diferentes resoluções. O tempo de digitalização fica maior para configurações maiores de DPI, uma vez que o leitor precisará coletar e armazenar mais dados. No entanto, quanto maior o DPI, maior a qualidade da imagem final. Uma configuração alta de DPI reproduz a imagem original de uma forma mais verdadeira do que configurações menores de DPI são capazes. Se a imagem será ampliada, uma configuração de alta DPI será necessário. Caso contrário, a imagem ampliada vai parecer borrada porque o software não terá informações para preencher o espaço extra quando a imagem for ampliada. Em vez disso, “explodirá” cada pixel para preencher a área maior. Tecnicamente, o termo mais correto aqui seria PPI, mas, como dissemos, DPI é o mais usado.
DPI – Câmeras Digitais
As câmeras digitais têm suas próprias especificações em termos de megapixels e resolução, mas a resolução DPI é freqüentemente mencionada neste contexto também. Uma vez que DPI em todos os casos refere-se à imagem de saída, uma câmera digital nos padrões mais básicos atuais de resolução ( 3.0 ou mais megapixels), o resultado será uma imagem capaz de aproveitar melhor uma configuração alta de DPI na impressora. No entanto, se a sua impressora só é capaz de 600 DPI, a resolução extra da câmara será perdida no processo de impressão. Ao comprar ou atualizar componentes, portanto, é fundamental que sejam capazes de suportar padrões maiores de DPI.
0 comentários:
Postar um comentário