A situação dos drivers proprietários de vídeo no Linux não é das melhores, mas já está melhor do que antigamente. Inúmeros usuários reclamam que suas placas de vídeo da AMD ou da NVidia não funcionam perfeitamente em sua distribuição Linux favorita, e até Linus Torvalds disse o que pensa sobre isso.

Talvez a maior reclamação esteja no fato de que a NVidia não oferece suporte a tecnologia Optimus no Linux, uma tecnologia que segundo a empresa, traz maior duração da bateria e maior desempenho aos notebooks. Sem suporte a essa tecnologia, bateria de notebooks duram menos de algumas horas no pinguim, um verdadeiro deal breaker.

Mas segundo um e-mail de Aaron Plattner, a NVIDIA está trabalhando em uma nova versão de seu driver proprietário que irá trazer suporte para sua tecnologia Optimus no Linux, graças ao trabalho feito pela comunidade com os drivers open source.

No e-mail, Plattner diz que um “driver teórico” já existe e que o mesmo faz uso da infraestrutura PRIME, o mesmo usado nos drivers open source, criados usando engenharia reversa pela comunidade Linux.

Nenhuma data foi revelada e não sabemos quando o driver estará pronto para testes, mas esperamos que ele chegue antes do final do ano. A AMD já oferece suporte a GPUs híbridas em seu último driver de vídeo, mas ainda não é algo perfeito.

Com a recente confirmação da Steam para Linux e de que a Valve está trabalhando diretamente com as fabricantes de GPUs para corrigir problemas de performance em seus jogos no Ubuntu, podemos assumir que parte do motivo seja uma pressão por parte da empresa do Papai Noel, que quer chegar com tudo no universo pinguim.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top