RAM Disk: a técnica que pode acelerar seus programas e jogos usando a memória como HD virtual
Que tal usar a memória que está sobrando no PC para acelerar o sistema e demais programas instalados?
Com a queda nos preços dos pentes de memória RAM, ficou cada vez mais comum ter no PC quantidades superiores a 8 GB. O problema é que nem sempre o Windows ou os programas normais fazem um bom uso desta grande quantidade, às vezes nem ao menos a utilizam; com exceção de ferramentas especiais para renderização 3D, edição ou conversão de vídeos e outras que realmente precisam de uma quantidade absurda de memória.
Se você não usa uma destas ferramentas especiais ou simplesmente não costuma usar dezenas de programas ao mesmo tempo, é possível que boa parte da memória esteja apenas criando teias de aranha. Para resolver esta situação, existem os chamados RAM Drives (RAM Disk), que são discos virtuais criados para aproveitar a memória RAM como um meio de armazenamento auxiliar.
Além de aproveitar o espaço não utilizado de memória, esta técnica oferece um disco virtual com velocidades de leitura e gravação muito superiores as de um HD convencional. Para se ter uma ideia deste poder, algumas ferramentas de medição de velocidade chegam a informar que o RAM Disk é 50 vezes mais veloz do que os HDs convencionais; em determinadas situações chega a ser até 300 vezes mais rápido.
O Dataram RAMDisk
Este programa elimina toda a complexidade na criação de um RAM Drive, basta indicar a quantidade de memória que deseja usar em "Disk Size", clicar em "Start RAMDisk" e a nova unidade magicamente aparece no Windows Explorer para o uso. Caso deseje, é possível ainda escolher o tipo de formatação como FAT16, FAT32 ou Unformated; este último deixa a formatação para o gerenciador de discos do Windows.
- 1024 MB (1GB) reservado - em um PC com 4 GB de memória;
- 2048 MB (1GB) reservado - em um PC com 6 GB de memória;
- 4096 MB (4 GB) reservado - em um PC com 8 GB ou mais de memória.
A versão gratuita do Dataram RAMDisk permite alocar no máximo 4 GB para o disco virtual.
Armazenar como um HD verdadeiro
Você pode até pensar: "Ok, parece legal armazenar as coisas na memória RAM enquanto estiver usando, mas infelizmente tudo é perdido quando desliga o PC". Sim, você está certo, mas os desenvolvedores do RAMDisk pensaram nisto; é possível configurar o programa para salvar automaticamente o disco virtual no HD ao desligar a máquina, devolvendo todo o conteúdo para a memória na próxima inicialização do Windows
0 comentários:
Postar um comentário