Impossível falar do sistema Operacional Android sem mencionar a CyanogenMod.
Em 2008, após a descoberta de um método que consistia em obter privilégios de administrador (o hoje famoso acesso root) incentivou um grupo de desenvolvedores a criarem firmwares(Roms) alternativas Para os Celulares que possuíam o sistema puro da Google.
Em meados de 2009, um destes desenvolvedores – JesusFreke – paralisou seus trabalhos em firmwares e sugeriu que os usuários alternassem para uma versão de sua ROM que estava sendo modificada pelo Desenvolvedor conhecido como Cyanogen (Steve Kondik). O nome desta variante foi denominada CyanogenMod.

CyanogenMod nada mais é que uma firmware, uma versão personalizada do Android, onde, em vez da original, é instalada outra no aparelho, disponibilizando ao usuário uma nova gama de tarefas, ferramentas e funcionalidades, além de mais segurança, segundo a marca. Estas versões são disponibilizadas pelo Google, através da Android Open Source Project (AOSP), onde estas podem ser instaladas em smartphones e tablets, substituindo o sistema operacional original fornecido pelo fabricante. Muitos destes são baseados nos sistemas originais, porém, há casos em que outras pessoas disponibilizam versões não autorizadas que, se instaladas no aparelho, podem danificá-lo e prejudicar seu funcionamento.

Dentre as custom ROMs baseadas no código oriundo do AOSP, o CyanogenMod tem um bom destaque. Após um longo amadurecimento, este passou a oferecer suporte a um número tão expressivo de smartphones que já podem ser considerados quase como “distribuições” do Android. E, devido a este amadurecimento e desenvolvimento destes projetos, que cada vez mais usuários estão dispostos a se arriscar em instalar ROMs alternativas.

Uma das grandes vantagens encontradas neste firmware esta no fato de que, em relação as oferecidas pelo fabricante, esta dispõe de versões mais atuais e consideravelmente mais ágeis do Android, ainda mais nas últimas atualizações lançadas pelo CyanogenMod. Considerado um sistema ‘limpo’, outra grande vantagem no seu uso consiste no fato de os responsáveis pelo seu desenvolvimento apenas aplicarem as adaptações necessárias, como os drivers do dispositivo, fazendo o sistema rodar adequadamente no aparelho. Alguns ajustes para melhorar o desempenho, frutos da experiência da comunidade, geralmente também são implementados.

Fonte: Link 1, Link 2

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top