Use o SYSKEY e aumente o nível de segurança de acesso ao seu PC
O Syskey é uma ferramenta que passou a ser nativa dos sistemas da Microsoft desde o Windows 2000 XP e tem como função adicionar um nível de segurança no pré-carregamento do sistema. Não confundam esta ferramenta com a senha do Setup, que também pode ser quebrada com facilidade.
Como funciona o Syskey
Os sistemas da Microsoft possuem um banco de dados chamado SAM, onde ficam armazenadas as contas de usuários. Com o Syskey ativo, este banco fica criptografado com uma senha única, ou seja, não importa se você conhece a senha do usuário, pois sem a chave para descriptografar o SAM, o sistema não será carregado e, portanto, nem chegará a carregar as contas de usuários.
Imagine que as senhas do seu computador são cartões de acesso que estão dentro de um cofre, que por sua vez possui uma chave para ser aberto. Para acessar o computador, você precisará pegar o seu cartão e para isso precisará da chave do cofre. Essa explicação recorda um detalhe: se tiver mais de um usuário deste computador, TODOS eles precisarão dessa chave, pois ela é única. Além disso, vale lembrar que os dados do computador não são criptografados com o SYSKEY, portanto, ele só dificulta o acesso ao sistema, mas os dados poderão ser lidos a partir de outro computador / SO. Para criptografar seus dados, aconselho o uso do Bitlocker.
Como usar
Vá ao EXECUTAR, escreva SYSKEY e aperte ENTER, logo abrirá a janela de ativação do recurso, como mostra a imagem abaixo:
Clique em ATUALIZAR e na nova janela selecione e opção INICIALIZAÇÃO DE SENHA
Agora, basta inserir a sua senha, confirmá-la e clicar em OK. Aparecerá uma mensagem de ativação da criptografia, clique em OK e reinicie o PC.
Pronto! Sempre que ligar o seu computador, precisará inserir a chave Syskey e só depois a sua senha de usuário.
Esta chave não é inquebrável, mas cria um nível de segurança extra ao seu sistema, sendo mais complexa que a senha comum. Bisbilhoteiros terão mais dificuldade para acessar o seu computador e a maioria desiste.
0 comentários:
Postar um comentário